Fonte:segredosdaaudiencia |
Falamos tanto sobre o email mas muitas pessoas não conhecem a história e algumas curiosidades dessa antiga ferramenta.
O primeiro e-mail enviado: Como tudo começou?
Já faz mais de 40 anos que o primeiro e-mail (Electronic mail ou correio eletrônico) foi enviado e, nos dias de hoje, ainda continua sendo uma das principais formas de comunicação, tanto pessoal quanto empresarial, se manifestando firme e forte diante de todos novos meios e formas de comunicação.
Raymond Tomlinson foi o responsável pelo primeiro e-mail onde, em 1971, através da ARPANET (considerada a mãe da internet que conhecemos hoje) supostamente enviou a mensagem “QWERTYUIOP” com o aplicativo SNDMSG (send message) que permitia à troca de mensagens de texto entre usuários conectados na ARPANET.
Raymond do email Fonte:wired |
Sua única certeza é que a mensagem foi enviada toda em letras maiúsculas.
O formato (fulano@domínio) que conhecemos hoje também foi criado por Ray, onde o @ significa “at” e quer dizer que fulano está em determinado domínio.
O primeiro e-mail marketing enviado (ou seria o primeiro Spam enviado?)
Não demorou muito tempo (apenas sete anos) após a primeira mensagem de e-mail em massa ser enviada.
Gary Thuerk teve a ideia de enviar o primeiro e-mail para um grupo, então enviou para cerca de 400 pessoas um e-mail tentando vender um novo computador.
Assim, Thuerk deu início a uma das práticas mais comuns no marketing digital - o envio de e-mail marketing - mas ganhou também a fama de ter enviado o primeiro Spam.
Span, Fonte:cloudfront |
- Entenda o que é span
Para se ter um e-mail nesta época, era necessário assinar um provedor e só então ganhar uma conta.
Somente a partir de 1996 começaram a surgir os serviços gratuitos de emails.
O Hotmail foi o primeiro que tornou possível que qualquer pessoa criasse uma conta de e-mail e acessasse de qualquer lugar do mundo, independente de possuir um computador ou não.
É difícil acreditar que o e-mail ainda sobrevive.
Nos tempos de hoje já surgiram (e continuam surgindo diariamente) diversas novas formas comunicação. Entretanto, neste cenário o envio de emails continua firme e forte.
Comunicação hoje ,Fonte: ideiasfervilhantes |
Coloque seu e-mail ao lado e não perca nada desse blog ;)