![]() |
Origem do Microondas, Fonte:Iguanafix |
Pode-nos parecer estranho mas as microondas começaram a ser utilizadas não com uma intenção culinária mas com o objectivo de detectar aviões inimigos, durante a Segunda Guerra Mundial.
As microondas electromagnéticas produzidas por um magnetron eram reflectidas pela fuselagem dos aviões, indicando a sua aproximação.
Fonte: Mundoeducacao |
Mas a sua utilização iria mudar para sempre num dia de 1945, quando o engenheiro electrotécnico Percy LeBaron Spencer trabalhava na Raytheon, uma empresa de fabrico de magnetrons para radares.
Nesse dia Spencer meteu uma barra de chocolate no bolso e foi trabalhar. Quando estava a testar um aparelho de radar notou que o chocolate tinha derretido.
Fonte: Bolsademulher |
Curioso, decidiu experimentar com outros alimentos.
Começou por colocar um pacote de pipocas no tubo de megatron e reparou que elas começaram a estourar de imediato. Resolveu ainda usar um ovo que passados instantes estourou devido à pressão, o que demonstrava que tinha sido cozido de dentro para fora.
Rapidamente concluiu que o processo seria similar com outros alimentos.
Após diversos testes experimentais, Spencer obteve em 1946 a primeira patente para uso das microondas para efeitos culinários.
Primeiro Microondas forno, Fonte:Thetimes |
Em 1947 a Raytheon produziu e comercializou o primeiro forno micro-ondas da história. Este media 1,8 metros de altura, pesava 340 kg e custava cerca de 5000 dólares (o equivalente hoje a 41.500 euros).
Era um equipamento muito fiável e seguro pelo que apesar das suas dimensões e do preço exorbitante, foi logo requerido por empresas de restauração, tornando-se o pioneiro dos actuais microondas domésticos.
Em 1967 começaram a ser vendidas as primeiras versões domésticas que custavam cerca de 450 dólares. Eram ainda mais seguros e fiáveis que as versões industriais.
Mas foi só a partir do ano de 1975 que esta original invenção começou a “invadir” os ambientes domésticos, chegando mesmo a ultrapassar o forno a gás em popularidade e adesão.
Os micro-ondas revolucionaram o nosso modo de cozinhar essencialmente em termos de rapidez e poupança de energia dando um grande contributo para a sociedade actual
Fonte: Origem das Coisas