Fonte:cursosgratis.blog |
A outra hipótese é de que o violão sofreu diversas transformações e adaptações a partir de um instrumento grego denominado Kithara Grega ou Assíria (que foi precursora da Cítara ou Fidícula romana), da Rotta ou Crotta medieval inglesa e, finalmente, da Vihuela que surgiu na Espanha no Século XVI.
Cítara, fonte: wikimedia.org |
Quando analisamos as Cantigas de Santa Maria, do rei Alfonso X, denominado de El Sábio (1221 – 1284), rei de Castela no período de 1221 a 1284, vemos que aparecem ilustrações de dois tipos diferentes de guitarra, uma oval, com incrustações e desenhos Árabes, mas sendo tocada, por um músico Mouro, o que seria a guitarra mourisca.
Já outra na forma do número oito, com incrustações laterais, tocada por um músico de feições romanas, que seria a guitarra latina ou o precursor do violão.
Fonte: Google |
A Vihuela de mano constava de cinco cordas duplas mais a primeira que era simples. Os vihuelistas além de precursores dos guitarristas do século XVII, foram também criadores de métodos e formas musicais que serviriam de base para toda a música instrumental que viria depois.
A Vihuela veio a desaparecer devido à busca de novos recursos e maior intensidade sonora.
Fonte: maestros-of-the-guitar |
Devido ao seu grande uso na Espanha, a guitarra passa a ser conhecida nos demais países como Guitarra Espanhola, sendo que o seu período de triunfo ocorrerá no século XVII.
Veja um vídeo e se inspire:
Eu não acredito que você não segue o blog!!
Imagine você tocando violão ?
Método comprovado ensina você a tocar violão do ZERO passo a passo de forma simples e rápida ,tudo isso no conforto de sua casa. Clique aqui e confira: